Como é feita a revisão de uma moto?


Assim como qualquer outro veículo, uma moto também necessita de uma revisão para verificar o estado de suas peças, pneus, bateria, entre outros acessórios, além de trocas de óleo.
 
Mas, afinal, como é feita a revisão de uma moto?
 
Para entender como funciona esse processo, primeiro você tem que saber que existem dois tipos de revisão:
 
Revisão periódica
 
A revisão periódica de uma moto pode ser feita a cada 3.000 km. Nesse tipo de manutenção, você irá verificar o estado das peças e de itens da motocicleta, como óleo, pneus e bateria, observando se já se encontram com algum grau de prejuízo. É importante salientar que certas peças de motocicletas têm prazo de validade definido, por exemplo, a bateria, que tem uma vida útil média de dois anos, após os quais precisa ser substituída.
Sendo assim, para realizar essa revisão periódica, o ideal é seguir todos os prazos indicados no manual do proprietário e criar uma rotina, como uma inspeção semanal básica, lembrando que uma moto nova sempre requer atenção especial durante sua primeira grande revisão.
 
Revisão geral ou completa
 
Já em uma revisão completa de moto (recomenda-se que uma moto nova deve ter sua primeira grande revisão aos 1.000 km), é necessário analisar mais especificamente os itens, como:
 
Óleo
 
O óleo deve ser verificado a cada 5.000 km ou 10.000 km, pois tem função de manter lubrificadas as partes móveis do motor e evitar o atrito, evitando assim o desgaste das peças.
Com isso, fica claro como é importante a troca de óleo para o bom funcionamento de uma moto.
Dessa forma, nesse processo, o profissional da oficina seguirá as instruções do fabricante, que devem ser respeitadas, antes de fazer a troca do óleo, pois, a partir dessas informações, ele saberá que tipo de óleo deve ser usado e quando deve ser trocado.
 
Pneus
 
A manutenção dos pneus da moto também é fundamental para garantir a segurança e o conforto do motociclista. Portanto, durante o processo de revisão, o mecânico, além de verificar se há deterioração, furos ou rachaduras, conferirá se há o desgaste das bandas de rodagem e se não existem bolhas ou qualquer outro dano nas laterais. Uma vez por semana, é importante fazer a calibragem, sempre aplicando a pressão indicada no manual. Aliás, andar com pneu careca, além de ser ilegal, pode acarretar acidentes inesperados e comprometer também a vida de outras pessoas.
 
Pastilhas de freio
 
O freio é uma das partes mais importantes de todo veículo. Por isso, sua revisão nunca deve ser esquecida. Desse modo, a cada 10.000 km ou 15.000 km, dependendo da rota e modelo, as pastilhas de freio devem ser verificadas, pois, com o atrito que elas têm com o disco, durante a frenagem, acabam se desgastando (pastilhas de freio com menos de 2 mm devem ser substituídas). Sendo assim, o profissional especializado irá verificar como está o desgaste das pastilhas e averiguar se precisam ou não ser trocadas.
 
Óleo em suspensão
 
A suspensão de um veículo é responsável por amortecer os impactos provenientes das imperfeições do terreno, deixando o condutor mais confortável durante o trajeto. Por isso, é muito importante que a lubrificação das peças esteja sempre em dias, garantindo o correto funcionamento da suspensão, pois se esses itens, como amortecedores de suspensão, estiverem rígidos, ao fazer manobras bruscas, o veículo pode não responder e, assim, ocorrer algum acidente. Então, na hora da manutenção, o mecânico verificará as peças de suspensão e usará o produto para lubrificação, garantindo o bom funcionamento da moto.
 
Líquido de arrefecimento
 
Responsável por manter a temperatura ideal do motor, deve ser substituído a cada dois meses. Na oficina especializada, o mecânico irá fazer essa troca com fluidos de qualidade.
 
Corrente
 
Deve ser substituída após 30.000 km, pois, como fica exposta à areia, terra, lama ou maresia, isso acaba contribuindo para acelerar sua corrosão, retirando sua lubrificação e mantendo-a úmida. Na revisão, o mecânico irá fazer a limpeza da corrente, com produtos específicos para isso, além de sua regulagem de tensão e alinhamento.
 
Velas de ignição
 
Verifique a cada 6.000 km e 12.000 km. No caso da manutenção da vela de ignição, o mecânico averiguará se ela se encontra danificada para, assim, se necessário, fazer a troca.
 
Onde fazer a revisão?
 
Esse tipo de revisão geral deve ser feito em uma oficina autorizada Honda, respeitando os prazos do manual do proprietário. Assim, sua moto estará sempre novinha e funcionando como no dia que saiu da concessionária.
Na oficina da Auge Motos, você encontrará profissionais treinados pela própria fábrica Honda para fazer os reparos e manutenção necessários na sua moto. Aqui, sua moto será cuidada por técnicos e mecânicos superespecializados em motos Honda.
 
Quer garantir uma pilotagem segura e tranquila, venha para a Auge Motos!



Copyright © 2024 DIVIA Marketing Digital. Todos os Direitos Reservados.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência e conteúdos personalizados, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.


Li e aceito as políticas de privacidade.