Como funciona o airbag de moto?


Com certeza, você já se fez esta pergunta: “Existe airbag em moto?”. E a resposta é sim, ele existe, inclusive, não só na moto, mas também em outros equipamentos do motociclista. Para você conhecer melhor essa tecnologia, destacamos alguns pontos importantes acerca do assunto.

Inovação e tecnologia são a base para o desenvolvimento das motocicletas e da mobilidade urbana, fazendo a diferença no cotidiano das pessoas. Por isso, estudos sobre a criação de airbags para motos já existem há anos, apresentando dois tipos no mercado: acoplado à moto e em forma de jaqueta/colete.

AIRBAG ACOPLADO À MOTO

Nas motocicletas, o airbag acoplado é um pouco diferente, pois, como o condutor não usa cinto de segurança, para mantê-lo em uma posição estável, em caso de uma possível colisão, o tamanho do airbag teve que ser criado muito maior e com um formato diferente do usado em veículos de quatro rodas. No caso, o equipamento é acoplado na parte dianteira da moto, sendo acionado por meio de um sistema, o qual monitora os níveis de desaceleração da motocicleta, que se ativa com a colisão, assim, ele se abre e evita que o motociclista, após o impacto, seja jogado para frente.

Outra questão que teve que ser meticulosamente pensada foi o correto posicionamento do airbag quando inflado, o que exigiu a colocação de alças para manter a bolsa na posição ideal no momento do impacto, fator importante devido às motocicletas levantarem a roda traseira do solo com o impacto de qualquer colisão. Esse tipo de dispositivo promete uma redução de 80% do risco de morte em acidentes.

Pensando nisso, a Honda, que está sempre se atualizando para oferecer o melhor para seus clientes, foi pioneira neste quesito, criando a primeira e única moto com airbag: a GL 1800 Gold Wing Tour. Essa motocicleta é uma das primeiras a ganhar um airbag de série e, após 15 anos, ela segue líder em oferecer esse recurso, além de ser uma moto que oferece o melhor em conforto e tecnologia em longa viagens.

E a montadora japonesa não para por aí. A Honda ainda pretende desenvolver uma bolsa inflável para a segurança de pilotos de scooters. Os testes estão sendo feitos na scooter PCX 150. O sistema ainda se trata de um protótipo, que pode ou não chegar às motocicletas de produção, mas a empresa acredita no sucesso do projeto.

JAQUETAS/COLETES COM AIRBAGS

Dentre os vários equipamentos para motociclistas, estão as jaquetas e coletes com airbags. Esses acessórios possuem câmaras de ar embutidas, que inflam quando um cordão de aço, que fica preso à moto, se desprende da motocicleta, liberando o gás CO2 sobre alta pressão, assim, quando o impacto leva o motorista a se separar do veículo, o airbag infla. A proteção, de forma principal, acontece na coluna, costas e peitos. Esse tipo de funcionamento é o principal das jaquetas, mas já existem também o acionamento dos airbags via wireless.
Contudo, mesmo com a proteção da jaqueta airbag, você pode também investir em outros complementos para aumentar ainda mais a sua segurança, como: luvas, capacetes de boa qualidade e botas.
Viaje protegido e com estilo.
E, então, se interessou no airbag para motos? Quer saber mais sobre o assunto? Venha para a Auge e fale com um dos nossos atendentes. Eles responderão todas as suas dúvidas sobre acessórios para motos.



Copyright © 2022 DIVIA Marketing Digital. Todos os Direitos Reservados.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência e conteúdos personalizados, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.


Li e aceito as políticas de privacidade.