Moto X Scooter: Saiba as diferenças e descubra a melhor para você.


A hora de escolher uma moto sempre gera várias duvidas, por isso a primeira coisa que temos que ter em mente é que o mundo sobre duas rodas é diverso, e tudo é um grande depende. Então, para saber qual modelo de moto será melhor para você, destacamos as diferenças básicas sobre estes dois meios de transporte, moto e scooter, pois a escolha de uma motocicleta dependerá da necessidade e preferências do condutor.

SCOOTER

Nos últimos anos, as scooters estão sendo as queridinhas dos motociclistas, pois apresentam uma melhor mobilidade e praticidade na pilotagem. Seu câmbio, sistema CVT, é automático e dispensa a troca de marchas, facilitando, assim, a vida do condutor, ou seja, é só acelerar e seguir com a vida. Outra característica das scooters é o escudo, painel frontal, que protege as pernas contra sujeira, lama etc., inclusive, pode-se até colocar para-brisa para uma maior proteção e não ficar tão exposto ao dirigir. A capacidade de carga é outra grande vantagem da scooter, pois, com amplo compartimento no assento, você tem um excelente lugar para acomodar seus objetos durante o dia a dia, ou seja, scooters são compactas, modernas e econômicas.

SERÁ QUE É A MELHOR OPÇÃO PRA MIM?

Depende. A scooter também apresenta alguns contras, como suas rodas pequenas (entre 10 e 16 polegadas), que transmitem ao piloto todas as imperfeições do asfalto, quanto menor a roda, mais ela sofrerá com buracos, além de que sua manutenção é um pouco mais cara do que a de uma moto convencional. Então, na hora de decidir sobre qual transporte comprar, veja se estas prioridades, praticidade no dia a dia, facilidade para estacionar e pilotar, são importantes para você.

PCX 150

Apesar disso, se você ainda acredita que a scooter pode ser a melhor opção. A Honda PCX 150, por exemplo, pode ser uma ótima escolha, principalmente para motociclistas iniciantes, pois ela conta com sistema idling stop, que desliga o motor em paradas longas por mais de três segundos, suas rodas de 14 polegadas oferecem mais segurança em terrenos irregulares, além de ser leve (126 kg a seco), com banco a 76 cm do chão, o que facilita a pilotagem. Além disso, nas scooters, o condutor fica na posição sentado, o que deixa a coluna e as pernas mais confortáveis, pois a posição de dirigir é um quesito muito importante, evita desconfortos e dores musculares. Lembrando que você precisa de CNH para pilotar uma scooter.

A EXCEÇÃO

Mas, aí, vem a pergunta: “Ok, scooters são econômicas, confortáveis, mas dá para fazer viagens longas com ela?”. E a resposta é sim. Dentre os modelos de scooters, há as que apresentam mais cilindradas, sendo indicadas para quem também procura um veículo para se aventurar.

Sendo assim, para quem quer fazer longas viagens, a scooter Honda X-ADV combina as capacidades e o desempenho de uma moto de aventura com o conforto, a comodidade e a facilidade de deslocamento de uma scooter de grande porte. O eficiente motor bicilíndrico de 750 cc da nova X-ADV traz um significativo aumento de potência, principalmente, nas baixas e médias rotações, entregando 58,6 cv de potência a 6.750 rpm e torque de 7,03 kgf.m a 4.750 rpm.

MOTO

As motos, ao invés das scooters, são mais “audaciosas”. Por isso, são mais adequadas para aqueles que preferem ter uma autonomia maior no controle de condução, pois possuem embreagens e marchas, além de serem mais rápidas e velozes. Aliás, para quem gosta de acessórios e personalização, as motos oferecem muito mais opções.

SERÁ QUE É A MELHOR OPÇÃO PRA MIM?

Também depende.
Apesar de as motos “perderem” no quesito facilidade de dirigir e não possuírem uma série de compartimentos para levar pequenos objetos, a não ser com o uso de bauletos, diferente das scooters, elas ganham em apresentarem maior desempenho, como alcançar altas velocidades.
Nas motocicletas, apesar do câmbio convencional ser mais complicado para gerir, pode incomodar os iniciantes e desgastar os calçados, esse tipo de sistema pode oferecer grandes vantagens, como um desempenho melhor nas acelerações, principalmente, nas localidades muito íngremes, permitindo usar o motor como freio, reduzindo marchas.

Portanto, apesar de, em uma moto, a posição do condutor, montado, não ser uma das mais confortáveis, pois as pernas ficam separadas pelo tanque, elas ainda são as mais ideais para pessoas que costumam andar com garupas, pois contam com um banco maior e mais confortável do que a scooter. Sendo assim, as motocicletas são mais indicadas para uso intenso, para o trabalho ou para trajetos mais longos, oferecendo mais resistência e versatilidade. Os entregados de delivery são os maiores usuários de motos justamente por isso.

Honda CG 160 Fan

Se você procura uma moto para encarar o trânsito com mais agilidade e performance, a Honda CG 160 Fan é uma boa pedida, pois é muito rápida, com bom torque, potente, confortável, além de supereconômica.

Ela conta com o sistema de freios CBS (Combined Brake System), que distribui a frenagem entre as rodas de maneira inteligente. Com ele, ao acionar o freio traseiro, o freio dianteiro é ativado simultaneamente, além de possuir suspensão dianteira telescópica Showa SFF (Separated Function Fork), capaz de absorver as irregularidades do asfalto. Aliás, uma grande inovação é a tampa articulada ao tanque, que controla a evaporação, evitando desperdício de combustível.

Além do mais, com um motor de 160 cm³ e a tecnologia FlexOne, você roda mais e gasta menos, sem falar na baixa manutenção. A CG 160 Fan também possui um painel 100% digital, que possibilita uma fácil leitura das informações durante a pilotagem, contando, ainda, com relógio, conta-giros, indicadores de combustível e hodômetro total e parcial. Portanto, se você tem preferência por uma moto, ela pode ser uma ótima parceira.

Então, já se decidiu em qual modelo vai se aventurar no mundo sobre duas rodas? Entre em contato com a Auge Motos e venha escolher a sua preferida.



Copyright © 2022 DIVIA Marketing Digital. Todos os Direitos Reservados.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência e conteúdos personalizados, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.


Li e aceito as políticas de privacidade.