O que fazer para economizar combustível na moto?


Fora a paixão por liberdade, um dos bons motivos de escolher a moto como meio de transporte é a economia de combustível. Sendo assim, com a alta constante do valor da gasolina, sair de moto já é muito mais econômico do que de carro, mas há também alguns “macetes” que podem melhorar ainda mais essa economia. Pensando nisso, elaboramos 6 dicas para você, além de economizar aquele dinheiro, no final do mês, para o que for necessário, de quebra, poluir menos o meio ambiente. Se liga!

TROCA DE MARCHAS
Nas motocicletas equipadas com tacômetro, a faixa vermelha fornece informações sobre a rotação máxima do motor recomendada pelo fabricante. Assim, quando o motor entra nessa faixa, a injeção de combustível é suspensa para proteger o motor do risco de vibração da válvula ou desligamento. O ideal é sempre mudar de marcha antes de atingir a faixa vermelha. Além de economizar combustível, isso evita o desgaste excessivo das partes internas do motor, e você sempre gasta menos com manutenção.

FRENAGEM
O uso do freio-motor também contribui para a economia de combustível. Quando você estiver em uma avenida e vir um obstáculo à sua frente, como uma lombada, um buraco, deve parar de acelerar e deixar a moto desacelerar sem aplicar os freios. Ao fazer isso, o sistema de injeção deixará de fornecer combustível ao motor, ajudando, assim, a reduzir o consumo. Essa prática também aumenta a vida útil do sistema de freio, pois reduz o desgaste das pastilhas e lonas.

PNEUS CALIBRADOS
Quando você dirige com os pneus pressurizados (contraídos), a superfície de atrito com o solo aumenta, fazendo com que o motor precise consumir mais “força” para rodar a moto. Por isso, manter seus pneus sob a pressão correta, verificando-os e os calibrando uma vez por semana, tornará sua moto mais fácil de pilotar. Essa prática melhora a economia de combustível e evita o desgaste irregular e prematuro dos pneus.

MOTOR FRIO
Motor frio, maior gasto. Porém, já se foi o tempo que você precisava ficar acelerando a moto para esquentar o motor. Hoje em dia, já existem óleos lubrificantes modernos para tal serviço, além de eles também protegerem o motor do frio. Então, é só fazer essa manutenção e sair de boa.

RELAÇÃO E ROLAMENTOS
A corrente, a coroa e o pinhão, conjunto conhecido por relação ou transmissão final, são responsáveis por transformar o giro do motor em movimento na roda traseira. Esse conjunto deve estar sempre ajustado e lubrificado, pois rodar com a corrente muito esticada também exige mais força do motor para movimentar a roda, assim consumindo mais combustível.

COMBUSTÍVEL ADULTERADO
A qualidade dos combustíveis, infelizmente, varia muito e, além disso, identificar o combustível adulterado é bem difícil. Então, a melhor coisa a se fazer é escolher um fornecedor confiável, mas, caso isso não seja possível, sempre fique de olho nos seguintes sinais que podem aparecer na sua moto se o combustível for “batizado”: falhas, dificuldades na partida e consumo excessivo de combustível. Lembrando que, se você perceber que abasteceu com combustível adulterado, a primeira coisa a se fazer é procurar uma oficina especializada para avaliar os danos causados ao motor. Combustível de boa qualidade, menos gasto.

DICA EXTRA
Se você está pensando em se aventurar sobre duas rodas e quer economizar, a Pop 110i pode ser a sua solução, pois ela consegue a proeza de percorrer 60 km com um litro de gasolina, não só por ter apenas 109,1 cc, mas também por pesar apenas 87 kg, sendo a Honda mais econômica em termos globais.

E então, gostou das dicas? Quer entender um pouco mais sobre a manutenção e o funcionamento de sua moto ou quer comprar uma? Entre em contato com a Auge Motos, estamos preparados para tirar todas as suas dúvidas!



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